Termina el verano y los roedores ya lo saben, DESCUENTOS en artículos para el control de roedores
Fitosanitarios de uso profesional... ¿Por qué necesito carnet?

Produtos fitossanitários para uso profissional... Por que preciso de uma licença?

Produtos fitossanitários para uso profissional... Por que preciso de uma licença?

O uso de produtos fitossanitários Revolucionou a agricultura dando-lhe maior produtividade e, portanto, maior rentabilidade. Durante anos, o uso de uma infinidade de produtos fitossanitários para o tratamento de pragas com pouco controle, às vezes produzindo mau uso dos mesmos.

Por vários anos, muitos de nós fomos à nossa loja de agronegócios de confiança para nos fornecer esses tipos de itens e descobrimos que é necessário um cartão para comprar certos produtos que antes eram vendidos sem receita. Isso porque eO Parlamento Europeu e o Conselho concordaram em 21 de outubro de 2009 em modificar profundamente os regulamentos anteriormente em vigor sobre a comercialização e uso de produtos fitossanitários para alcançar um uso sustentável de pesticidas.

Derivada da aprovação da norma comunitária, a regulamentação reguladora da comercialização e da utilização acima mencionado.

 

INFORMAÇÕES DO COMPRADOR

As novidades mais importantes introduzidas pela referida legislação incardinam-se na necessidade de habilitação do utente, uma vez que de acordo com o artigo 21.º doReal Decreto 1311/2012, de 14 de setembro, que estabelece o quadro de ação para alcançar um uso sustentável de produtos fitossanitários, a partir de 26 de novembro de 2015Os produtos fitossanitários de uso profissional só podem ser fornecidos aos titulares de cartão que certifique a formação. Portanto, existem dois tipos de certificação ou cartão aplicador para produtos fitossanitários, o básico e o qualificado.

Cartão Básico : Obrigatório para pessoal auxiliar para tratamentos terrestres e aéreos, inclusive não agrícolas, e agricultores que os realizam na própria fazenda sem empregar pessoal auxiliar e usar produtos fitossanitários que não sejam ou gerem gases tóxicos, muito tóxicos ou mortais.

Cartão Qualificado:Obrigatório para usuários profissionais responsáveis por tratamentos terrestres, inclusive não agrícolas, e para agricultores que realizam tratamentos com pessoal auxiliar.

 

¿QUE PRODUTOS SÃO PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS PARA USO PROFISSIONAL?

De uma forma geral, podemos referir-nos a produtos fitossanitários de uso profissional àqueles queultrapassarem

  • Um litro, no caso de aerossóis ou outros tipos de recipientes destinados à aplicação direta do produto fitossanitário já diluído.
  • 500 gr ou 500ml para qualquer outro tipo de preparação.

Informamos também que na seção"Uso Profissional de Fungicidas Fitossanitários" Poderá visualizar um grande número de produtos fitossanitários de uso profissional que carecem de licença e que só serão dispensados da acreditação documental da sua posse, de acordo com a regulamentação indicada.

Esperamos que esta pequena pincelada de legislação sobre produtos fitossanitários seja de interesse e esclareça pequenas dúvidas que possam ter surgido.

Deixe um comentário

* Necessário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados