Termina el verano y los roedores ya lo saben, DESCUENTOS en artículos para el control de roedores
Semillas

Sementes:Definição, tipos, germinação e armazenamento

Sementes:Definição, tipos, germinação e armazenamento

Nos tempos antigos, os agricultores tinham que produzir e armazenar suas próprias sementes. À medida que a produção agrícola se intensificou em todo o mundo, a demanda por sementes aumentou, tanto em quantidade quanto em qualidade. Atualmente, nos países desenvolvidos, as empresas de sementes têm conseguido obter um produto de qualidade que se adapta às necessidades do agricultor moderno.

Assementes São a unidade de propagação das plantas que deriva do óvulo fertilizado , em angiospermas (plantas com flores) e gimnospermas. No caso das angiospermas, o óvulo se forma dentro de um ovário. As gimnospermas, por outro lado, têm sementes nuas, não contidas em uma fruta. O grupo das angiospermas é dividido em monocotiledôneas (um único cotilédone) e dicotiledôneas (dois cotilédones).

Sua função é aumentar o número de indivíduos de uma espécie e perpetuá-la, tanto no espaço quanto no tempo. Possui embrião, reservas para nutrir a planta em seus estágios iniciais e uma cobertura seminal cuja função é proteger. Para que a semente cumpra sua função, o embrião deve se transformar em muda e depois em planta.

 

Estructura de las semillas

 

As sementes podem ser classificadas de acordo com sua resistência à dessecação . As sementes ortodoxas são resistentes à perda de água e ainda são viáveis quando atingem baixo teor de umidade. No caso dos recalcitrantes, eles não são resistentes ao ressecamento.

 

A GERMINAÇÃO DA SEMENTE

Dentro da semente, o embrião está em estado dormente. Para que a germinação ocorra, uma série de condições ambientais favoráveis devem ser atendidas: presença de umidade, oxigênio e temperatura adequada. Quando a semente absorve água, uma série de reações metabólicas começa nela. O alongamento celular do embrião provoca a ruptura da cobertura seminal. Apesar das condições favoráveis, algumas sementes não germinam. Isto é devido a um estado de latência.

A germinação pode ser dividida em três fases:

Germinación de las semillas

 

A duração das fases depende de algumas das propriedades das sementes (permeabilidade da cobertura seminal e capacidade de hidratação). Existem fatores externos e internos que afetam a germinação. As externas estão relacionadas às condições ambientais e as internas ao grau de maturidade e viabilidade das sementes.

Factores Internos y Externos de las Semillas

 

TIPOS DE GERMINAÇÃO

De acordo com a posição dos cotilédones em relação ao solo existemdois tipos de germinação:

  • Epígea : os cotilédones vêm à superfície devido a um grande crescimento do hipocótilo. Os cotilédones são transformados em órgãos capazes de fotossíntese. Então as folhas se desenvolverão. As leguminosas são um exemplo deste tipo de germinação.
  • Hipógeo : os cotilédones permanecem no subsolo. As folhas verdadeiras são os primeiros órgãos fotossintetizantes. Germinação característica de cereais.

 

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE SEMENTES

Uma vez que a planta completa sua fase de crescimento e reprodução, a semente pode ser colhida.A qualidade de uma semente é medida pela sua capacidade de germinar e dar origem a uma planta saudável. Este é um fator muito importante e que deve ser sempre levado em consideração, pois uma cultura pode ter qualidade inferior à da semente utilizada, mas nunca superior. A colheita deve ser realizada quando o teor de umidade estiver adequado (varia conforme o tipo de semente), evitando assim perdas por excesso ou déficit de umidade. Em seguida, eles devem ser classificados, para separar as impurezas (sementes de ervas daninhas, gramíneas, solo, sementes da própria lavoura que estão quebradas ou doentes). Uma vez concluídos esses processos, as sementes podem ser embaladas ou armazenadas em silos ou armazéns para serem utilizadas na semeadura posterior. O armazenamento de sementes recalcitrantes é muito difícil, pois elas devem ser armazenadas em ambiente úmido, ambiente propício ao desenvolvimento de microrganismos.

 

Conselho Comercial da Mida

Recomendamos sempre usar sementes de qualidade para que, independentemente das condições ambientais, o agricultor tenha mais chances de obter uma colheita de qualidade desde o início.

Para o armazenamento de sementes, devemos sempre respeitar os níveis de umidade.

Em sementes comerciais, devemos sempre seguir as indicações da indústria de sementes.

Comentários

  • gracias por la información, me sirvió de mucho

    Juan Jose Lopez Vela em

Deixe um comentário

* Necessário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados