Termina el verano y los roedores ya lo saben, DESCUENTOS en artículos para el control de roedores
Aplica acaricidas para el control de ácaros

Controle de ácaros:uso de acaricidas

Controle de ácaros:uso de acaricidas

Os ácaros são uma subclasse de aracnídeos , e eles são um dos grupos de animais mais antigos do planeta Terra. Cerca de 50.000 espécies de ácaros são conhecidas em todo o mundo, embora se estime que possa haver mais de 100.000.

O corpo dos ácaros é geralmente dividido em dois segmentos, o cefalotórax (cabeça presa ao tórax) e o abdômen, que são fundidos. Eles têm quatro pares de pernas e dois pares de apêndices dedicados à alimentação e funções sensoriais. Sua visão só lhes permite ver diferentes intensidades de luz. Essas características são o que os diferenciam de aracnídeos e insetos.

Em geral, pode-se dizer que o ciclo de vida dos ácaros é dividido em 4 fases:

Ciclo de vida de los ácaros
Fonte: adaptado de ETSIAAB-UPM

 

O estágio de ninfa pode ter várias subfases dependendo da espécie de ácaro e somente na fase adulta eles podem se reproduzir. Na maioria das espécies existem fêmeas e machos, que diferem na forma de seus corpos.

Os ácaros, com suas peças bucais, penetram na planta. UMA mancha clorótica é gerado em cada ponto e as folhas podem cair, o que pode levar à morte da planta . Foi demonstrado que mesmo uma baixa densidade populacional de ácaros em uma lavoura gera um fechamento dos estômatos da planta, reduzindo a evapotranspiração e a fotossíntese da mesma.

O acaricidas são produtos fitossanitários cuja função é eliminar, controlar ou prevenir a presença e ação de ácaros em uma cultura. O grau de controle de ácaros que se obtém com a aplicação de acaricidas dependerá dos seguintes fatores:

  • A especificidade do acaricida com o ácaro presente: o habitat, atividade e alimentação do ácaro influenciam a eficácia dos acaricidas.
  • As propriedades do acaricida em termos de formulação e método de aplicação: a suscetibilidade aos acaricidas varia de acordo com a fase do ciclo de vida em que o ácaro se encontra. Cada acaricida eficaz deve ser tóxico por apenas uma fase do ciclo de vida, mas deixando resíduos que perduram por todo o ciclo de vida.
  • A relação entre o método de aplicação e a distribuição da praga na planta: quando uma cultura é densa, os produtos de contato não atingem todas as partes da planta.
  • O efeito residual do acaricida

 

Quanto ao mecanismo de ação dos acaricidas, eles são classificados nos grupos detalhados a seguir.

 

Ponto de ação principal

Subgrupo químico ou matéria ativa principal

 

Sistema nervoso e muscular

 

Avermectinas, Milbemectinas, Diamidas

 

 

Sistema nervoso

Carbamatos, Organofosforados, Piretróides, Piretrinas, Neonicotinóides, Espinosinas, Pimetrozina, Flonicamid, Indoxacarb, Metaflumizone

 

 

Regulação do crescimento

Fenoxicarb, Piriproxifeno, Clofentezina, Hexitiazox, Benzoilureias, Buprofezina, Ciromazina

 

 

Metabolismo energético

Acaricidas em lata, METI, Acequinocil, Fosfinas

 

 

Sistema digestivo

Bacillus thuringiensis

 

 

Síntese de lipídios

Derivados dos ácidos tetrônico e tetrâmico

 

 

Conselho Comercial da Mida

O uso sucessivo do mesmo princípio ativo pode gerar resistência. É hereditário e é gerado no nível da população. A gestão da resistência é uma ferramenta que permite preservar a eficácia dos pesticidas, pelo que se recomenda não utilizar o mesmo princípio ativo em sucessão e respeitar sempre os intervalos de aplicação recomendados pelos fabricantes. Da mesma forma, medidas não químicas para controle de pragas também devem ser consideradas.

 

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Obrigado por nos ler!!! 

Deixe um comentário

* Necessário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados