Termina el verano y los roedores ya lo saben, DESCUENTOS en artículos para el control de roedores
¿Qué es el cracking del fruto?... y sobre todo... ¿Cómo podemos evitarlo?

O que é o cracking de frutas?... e sobretudo... Como podemos evitá-lo?

O que é o cracking de frutas?... e sobretudo... Como podemos evitá-lo?

Nos tempos em que vivemos, uma boa imagem do produto é essencial na hora de o introduzir no mercado, pelo que detalhes como apresentação, presença ou embalagem são essenciais para obter os resultados económicos esperados.

Este padrão não é alheio ao mercado de frutas e hortaliças, razão pela qual milhares de agricultores se esforçam todos os dias para que seus produtos atendam aos padrões de qualidade ideais. Um dos danos mais comuns que prejudicam a qualidade e o valor de certas frutas são as chamadas rachaduras ou rachaduras.

Rachaduras ou rachaduras em certas frutas são caracterizadas por rachaduras na casca da fruta na lateral, na parte superior ou na parte inferior. Essa cisão, como indicamos, produz uma diminuição do valor do gênero, portanto, evitar que ela ocorra é de suma importância.

Esse fenômeno ocorre durante as chuvas devido à alta concentração de sólidos no interior da fruta, principalmente açúcares, ao contrário do que ocorre com a água que cai sobre ela que tenta acessar o interior dela para equalizar as concentrações. Esta situação provoca um aumento da pressão no interior do fruto e quando esta é superior à capacidade elástica da casca, o fruto racha.

 

Ações a serem tomadas para minimizar rachaduras

Uma boa maneira de evitar o rachamento do fruto é eliminar o excesso de água pela transpiração, o que pode ser conseguido com ótima circulação de oxigênio na copa das árvores com boa poda. Por outro lado, um alto índice de umidade também pode promover este fenômeno, razão pela qual é aconselhável uma rega progressiva e regular, ou seja, evitar regas prolongadas em períodos pós-seca, pois pode produzir um crescimento abrupto do fruto e produzir a o chamado craqueamento.

 

Tratamentos anti-cracking

  • Uso de cloreto de cálcio

Aplicação deste composto por meio de nebulização antes do fim da chuva em uma aplicação e em concentrações em torno de 3%, ou seja, entre 300 e 500g por 100L.

  • Ésteres de sacarose

Este tratamento, ao contrário do anterior, é realizado preventivamente na lavoura e consiste em duas ou três aplicações. Os ésteres de sacarose são compostos químicos à base de ácidos graxos naturais que atuam gerandouma película transparente sobre a fruta que atua como barreira física, evitando o contato direto da água com a superfície da fruta.

  • Coberturas

É o método mais eficaz para evitar o rachamento dos frutos, pois a cobertura gera um efeito semelhante ao da estufa, o que permite o desenvolvimento de brotações mais vigorosas. Também permite antecipar a colheita em cerca de 10 dias. Ao nível das utilizações, as capas de plástico permitir-nos-ão reutilizá-lo cerca de cinco vezes.

    Deixe um comentário

    * Necessário

    Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados