Termina el verano y los roedores ya lo saben, DESCUENTOS en artículos para el control de roedores
Conseguir la adecuada calidad de leche

Higiene:Ponto-chave para atingir a qualidade adequada do leite

Higiene:Ponto-chave para atingir a qualidade adequada do leite

Em uma fazenda de gado leiteiro, a ordenha é a atividade mais importante. Deve tentar minimizar a contaminação do leite, a fim de atender às altas demandas dos consumidores. Para isso, deve ser estabelecida uma rotina de ordenha que deve ser respeitada por todos os operadores, a fim de reduzir os casos de mastite (que produz perdas econômicas).

A mastite é uma reação inflamatória da glândula mamária que produz um aumento de células somáticas (devido à presença de patógenos) e pode levar à perda da funcionalidade da glândula. A inflamação ocorre como resultado de golpes, presença de patógenos e/ou toxinas no tecido glandular. Do ponto infecciosa de vista, mastite divide-se em ambiente (produzido pela má lavagem das tetas, não selando-os, na secagem das vacas) e contagiosa (que é encontrado no leite e na glândula mamaria e transmitida no tempo de ordenha).

Para reduzir a incidência de mastite, as seguintes considerações devem ser levadas em consideração:

  • Higiene das casas de gado: As instalações pecuárias e as camas devem estar limpas, secas e isentas de matéria orgânica para que as patas traseiras e o úbere estejam limpos.
  • O operador deve usar luvas descartáveis e roupas limpas. Se as luvas ficarem sujas durante a ordenha, elas devem ser trocadas.

Higiene do úbere: antes da ordenha as tetas devem ser limpas. O uso de água para limpeza não é recomendado, pois carrega sujeira e bactérias até a ponta do mamilo. No caso de usar água, a secagem posterior deve ser muito cuidadosa. Se for aplicada espuma, uma vez que funcione, devem ser secas com um pano seco ou papel toalha. O uso de toalhas é individual. Os primeiros 2-3 jatos de leite devem ser descartados, pois são os de maior carga bacteriana e permitem a detecção de casos de mastite. Para detectá-lo, o teste da Califórnia pode ser usado.

 

Control de mastitis en vacas lecheras
Fonte: https://www.buscagro.com/detalles/Guia-practica-para-el-control-de-mastitis-en-vacas-lecheras_73891.html

 

Após a ordenha, o esfíncter permanece aberto por um curto período de tempo. Por isso, recomenda-se o uso de um selador pós-ordenha, que além de selar, hidrata o úbere e previne rachaduras.

  • A ordenha excessiva deve ser evitada como forma de cuidar da integridade do úbere.
  • Os filtros de leite devem ser verificados. Neles você pode ver a presença de mastite e sujeira nos úberes.
  • A sala de ordenha deve ser limpa e projetada com materiais fáceis de limpar e desinfetar.

Após a ordenha, o leite deve ser manuseado corretamente. Deve seguir uma cadeia de frio desde a ordenha até o consumo. A área de armazenamento do leite deve estar limpa. Os equipamentos de armazenamento devem ser de material adequado, estar devidamente refrigerados (dependendo da frequência de coleta) e devem ser devidamente limpos (de preferência nos momentos após a coleta do leite).

 

Conselho Comercial da Mida

Recomenda-se seguir a mesma rotina de ordenha todos os dias. No caso de alterações, deve ser ajustado. A incidência de mastite deve ser minimizada, com ênfase na higiene para evitar perdas financeiras desnecessárias.

Deixe um comentário

* Necessário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados